segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dicas > Sugestões da Manuela Rodriguez


DEIXE A SUA MARCA E FAÇA A DIFERENÇA. 

Sua carreira é de sua inteira responsabilidade, por isso, estude, estude, estude muito todos os dias.
Cuide da gramática e da ortografia. Um erro gramatical poderá destruir a sua imagem e a da sua empresa.

COMUNICAÇÃO: É a comunicação que projeta a personalidade e o caráter das pessoas, imprimindo sua marca e deixando patente seu lugar no mundo. Preocupe-se com ela.

Cuide das competências que compõe um profissional de futuro:
- Comunicação
- Iniciativa
- Dinamismo
- Bom Humor
- Trabalho em equipe
- Ética
- Comprometimento
- Criatividade
- Auto-estima elevada
- Saber Ouvir

ATENÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO ESCRITA.
OBJETIVIDADE:
Seja o mais objetivo possível. Quanto mais breves, claras e objetivas forem as mensagens, mais facilmente as pessoas entenderão.
O nível de progresso de uma empresa está ligado à qualidade de suas comunicações escritas, internas e externas, por isso:

- Esteja sempre atualizado e não use em suas
cartas:
• Vimos por meio desta...
• Venho através desta ....
• Venho pela presente...

Você não pode vir por outra (só por meio da carta que está escrevendo), entre direto no assunto.
- Não seja fingido, não use em suas cartas:
• Estimado favor
• Estimada carta
• Prezado obséquio
• Prezado pedido

- NÃO USE
Tomo a liberdade de endereçar a V. Sas. a presente solicitando ...”

Por favor, tome a liberdade de iniciar a carta pela palavra “Solicitando...”

- NÃO USE ESTES FINAIS DE CARTAS:
• Sem outro particular para o momento ...
• Sendo o que tinha a informar... (você já informou
na carta)
• Sendo o que se nos oferece para o momento...
• Sem mais para o momento...(se tivesse mais, o
diria na carta)
• Com estima e consideração ...(Não precisa ter nem estima nem consideração para terminar uma carta comercial)
• Subscrevemo-nos, ou, firmamo-nos...
• Se tiver que agradecer “A ATENÇÃO”, por algum motivo, no final da carta, apenas coloque: Agradeço a atenção. Atenciosamente.
• Traço para assinatura nas cartas comerciais. Não use. (Quem assina cartas já é bem grandinho, não precisa de traço para assinar).
• Carimbo (Deixe o carimbo para o correio ou para as repartições públicas).

NÃO USE
Em anexo...
Anexo à carta...
Seguem em anexo...
Enviamos anexo...
Vimos solicitar...
Levamos ao seu conhecimento...
Conforme acordado...
Acusamos o recebimento...
Devido ao fato de que...
Temos a informar que...
Antecipadamente gratos...
Vimos informar...
Uma fatura no valor de R$...
Durante o ano de 200...
Conforme segue abaixo...
Com referência ao...

USE
Anexo...
Anexamos...
Enviamos...
Solicitamos...
Informamos...
De acordo...
Recebemos...
Por causa...
Informamos...
Agradecemos...
Informamos...
Uma fatura de R$...
Em 200...
Relacionado a seguir...
Referente ao...

CONFIE E MUDE, NÃO FAÇA MAIS CARTAS COMO NOS VELHOS TEMPOS. ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário